domingo, 1 de março de 2009

Análises trimestrais, o meu contributo ao congresso do PS




No dia 6 de Outubro de 2007 fiz questão de entrar na mítica livraria Lello, no Porto, para adquirir um livro que, não sendo um romance, nos conta igualmente uma história (quase de terror atrevo-me a dizer).


Falo-vos do livro " O DEVER DA VERDADE", estrururado numa base de perguntas/respostas, e onde são expostas as opiniões de Medina Carreira (porque fala verdades aparece pouco na TV).


Como antetítulo foi escrito: Que país somos, em que Estado estamos e para onde caminhamos?


Pois bem, assim introduzida esta obra de leitura obrigatória nos dias que correm, quero contribuir para a descussão das ideias sobre o nosso Portugal, e agora que "os" do PS estão reunidos em Espinho, com um excerto do livro que apresentei... pág. 71, a meio:


"Acontece que, em Portugal, se instalou o vício das análises trimestrais(...), com a insignificante mas «festejada» constatação de que uma certa variável aumenta ou diminui 0,1%: o PIB, o desemprego, a inflação, as exportações...


Trata-se de uma habilidade política (...) As discussões mensais não exigem estudo nem saber e alimentam o quotidiano da «conversa» política.


As que respeitam a aspectos estruturais obrigam a uma reflexão fundamentada, séria e prolongada, mas inútil para a «batucada» quotidiana."
Tenho escrito! :(

2 comentários: