sábado, 12 de setembro de 2009

Ao Primo Jorge de Sena *


" Como toda a gente sabe, e os meninos melhor que ninguém, o Natal é uma coisa muito velha. O que nem toda a gente sabe é que, no princípio, ele não era pai; nem era velho, e não tinha portanto barbas brancas. Assim, quando o menino Jesus nasceu, já todos os meninos punham o sapato na chaminé."

Excerto inicial do conto RAZÃO DE O PAI NATAL TER BARBAS BRANCAS, o qual foi publicado em 28 de Dezembro de 1944, e que marcará de alguma forma a estreia de Jorge de Sena no campo da ficção.



* Sem falsos pretenciosismos, a verdade é que este vulto maior das letras portuguesas era (atenção) filho da irmã do pai do meu Avô materno, logo, seu primo em 1º grau, e de quem foi grande amigo. Nunca o conheci pois morreu cedo, vítima de cancro. Ao familiar, professor, dramaturgo, ficcionista, a minha humilde homenagem, que descanse em paz na sua Pátria.

8 comentários:

  1. Finalmente Jorge de Sena "volta" à pátria!

    bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  2. Eu sempre achei que te chamavas Jorge, troquei-te o nome algumas vezes e tudo e agora percebo porquê...

    ResponderEliminar
  3. Agora percebo porque o meu caroamigoesvreve tão bem...corre-lhe nas veias!!!

    Mai nada!

    Um abraço*

    ResponderEliminar
  4. Quem sai aos seus não é de Genebra....

    Beijinhos :)

    PS: Lamento a minha ausência nos vossos blogues, mas infelizmente não tenho mesmo tempo...Snif, Snif!

    ResponderEliminar
  5. Carla, o FDS foi mesmo a olhar para o céu :)

    ResponderEliminar
  6. Ana C. que perspicácia !!!

    ... mas nem Carlos Jorge sou, é mais para o Eduardo(da Maia !) ehehehe

    ResponderEliminar
  7. JS, eu perdoo o exagero porque as palavras são simpáticas! (nem a sua veia eu tenho)

    Primo dixit!

    ResponderEliminar
  8. XS, só o comentário aqui neste espaço que tenho como meu é um acto de consideração que muito prezo.

    Quanto às origens, bem, em Genebra não se encontram de certeza, mas em Chaves (grande e bonita cidade transmontana)... com muito Porto à mistura :))

    Que o tempo te deixe tempo... para nós :)

    bjs

    ResponderEliminar